A viagem marítima da família real
A transferência da corte portuguesa para o Brasil
Kenneth Light
“O que se comeu, como era o dia-a-dia, como se media o tempo, qual era o número
de marinheiros empregados e o soldo correspondente, como se organizavam os
navios... todos esses detalhes saborosos aparecem no livro e ajudam a compor um quadro mais vivo dessa longa viagem.”
da apresentação de Lilia Schwarcz
Como foi a travessia dos Orleans e Bragança de Portugal para o Brasil? D. João e Carlota Joaquina vieram na mesma embarcação? No mês em que se comemora os 200 anos da chegada da família real, o pesquisador Kenneth Light revela neste livro, pela primeira vez, as aventuras da corte na viagem pelo Atlântico. O leitor vai se deparar com uma descrição minuciosa das naus, detalhes sobre as rotas, a tripulação e as condições climáticas e marítimas durante o percurso. Uma narrativa que nasceu do ponto de vista de quem estava dentro dos navios, baseada nos escritos dos diários de bordo das naus britânicas, que escoltaram as embarcações portuguesas.
E mais:
• Com documentos raros, o autor comprova que D. João foi um grande estadista, transferindo a corte para o Brasil por uma questão estratégica e não por medo.
• Obra há muito esperada pelos historiadores.
• Minibiografias dos principais personagens e um glossário
de termos náuticos.
• KENNETH LIGHT nasceu no Brasil e foi criado na Inglaterra. Ao se aposentar, em 1990, passou a estudar história britânica, portuguesa e brasileira. Para este livro, recolheu material por uma década e, encontrou no Arquivo Nacional da Inglaterra, os há muito procurados diários de bordo das naus britânicas. Encomendou ainda ao inglês Geoff Hunt, especialista em temas marítimos,um quadro com a imagem da chegada da esquadra ao Rio, feito especialmente para o livro e com cada item retratado minuciosamente pesquisado.