Zahar

Blog da editora

Coleção Clássicos Zahar ganha duas novas edições aterrorizantes: “Frankenstein” e “Drácula”

24 de Abril de 2017

Marco fundador da literatura de terror há pelo menos dois séculos, Frankenstein, de Mary Shelley, é um ensaio sobre a prepotência humana e a solidão em sociedade, e é contado a partir da história do cientista Victor Frankenstein e sua luta por trazer à vida matéria inanimada. Quando finalmente consegue tornar vivo um ser monstruoso, Victor foge da sua própria criação, e é a partir daí que ganha forma a eletrizante história escrita por Shelley. Essa edição em capa dura e acabamento de luxo, tem tradução, apresentação e notas de Santiago Nazarian. Como anexos, a edição reúne o prefácio da primeira edição, de 1818, escrita por Percy Bysshe Shelley, e a introdução da autora para a edição definitiva, de 1831.

>> Leia um trecho
>> Compre aqui

Adaptado inúmeras vezes para o cinema, teatro e televisão, talvez uma das representações mais icônicas do monstro de Shelley é a encenada por Boris Karloff no filme homônimo de 1931. Apesar de ter grandes diferenças com o romance – no livro, o cientista não tem um assistente e a criatura não recebe um nome – o filme eternizou a aparência da criatura e sua relação com o cientista que a criou.

Como sugestão para os amantes do terror, os últimos lançamentos também trazem Drácula: edição bolso de luxo. A edição traz o texto integral da obra- prima de Bram Stoker em capa dura e acabamento de luxo, além de breve apresentação. A história narra o assustador confronto entre o vampiro mais famoso da literatura, apoiado por sua legião crescente de mortos-vivos, e um grupo decidido a aniquilá-lo, liderado por Jonathan e Mina Harker e o médico holandês Van Helsing. Imperdível!

>> Leia um trecho
>> Compre o livro

O terror visto tanto em Drácula quanto em Frankenstein reflete os anseios de uma sociedade que passa por uma revisão de valores durante períodos de incertezas. O terror real que inspira a ficção pode ser visto em Continente selvagem, de Keith Lowe. Considerado “imensamente importante” pelo Washington Post, vencedor do prêmio PEN Hessell-Tiltman e best-seller do Sunday Times, o livro de Lowe fala sobre as consequências imediatas do fim da Segunda Guerra Mundial. Em todo o continente, mais de 30 milhões de pessoas haviam sido mortas, com cidades inteiras arrasadas, paisagens devastadas e instituições totalmente ausentes. descreve uma Europa onde alemães e colaboradores foram caçados e executados sumariamente, um violento antissemitismo renasceu, minorias foram perseguidas e dezenas de milhões de pessoas foram expulsas de suas terras ancestrais.

>> Leia um trecho
>> Compre o livro

Um outro ângulo sobre como esses fatos provocam uma ruptura e iniciam o novo momento na história tanto coletiva quanto pessoal pode ser visto em  Acontecimento, do filósofo esloveno Slavoj Zizek. No livro, Zizek defende que após um acontecimento nada permanece igual, mesmo que não haja uma grande mudança aparente. Com referências da cultura pop, anedotas e erudição características, o autor mergulha no que há de mais excitante e essencial na filosofia.

>> Leia um trecho
>> Compre o livro

Fundamentos da Psicanálise vol. 3, do psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge, encerra a série Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan. Grande sucesso entre psicanalistas e estudantes, ela apresenta as contribuições teórico-clínicas da psicanálise dando total relevo à leitura lacaniana de Freud. Nesse volume, além de leituras teóricas e exemplos de consultório, Coutinho Jorge recorre a elementos tão variados quanto cinema, literatura, mitologia, pintura, filosofia e música pop - dando vida aos pontos cardeais da prática analítica e reforçando aponte da teoria com o cotidiano.

>> Leia um trecho
>> Compre o livro
>> Conheça a série Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

Imperdível para quem quer participar do debate sobre política de drogas e segurança pública, Drogas: as histórias que não te contaram, da especialista Ilona Szabó explora a cadeia de produção das drogas a partir da perspectiva de cinco personagens presentes em todas as fases desse processo. O livro busca novas abordagens para lidar com a questão, e mostra como esse novo caminho precisa estar focado na promoção da saúde, dos direitos humanos e da segurança da população.  Com prefácio do dr. Drauzio Varella, o livro tem colaboração da jornalista Isabel Clemente.

>> Leia um trecho
>> Compre o livro
>> Saiba mais em www.drogasolivro.com.br

Para os pequenos leitores, os últimos lançamentos  trazem duas opções de leitura imperdíveis.

Do premiadíssimo Renato Moriconi, O dia da festa é uma viagem visual para crianças e adultos. Mesclando pinturas e colagens feitas com obras-primas da história da arte, a obra surpreendente oferece um impacto visual único.

>> Compre o livro

Uma viagem pelos clássicos da literatura, Histórias de Willy, de Anthony Browne narra as aventuras de um chimpanzé que vive grandes emoções a cada nova história. Uma dica de leitura imperdível!

>> Compre o livro